Comandos CHECK, OPTIMIZE e ANALYZE do MySQL

O MySQL possui 3 comandos muito úteis para manutenção de tabelas, são eles o check, optimize e analyze. Veja a seguir para que cada um deles serve.

CHECK

Valida a integridade das tabelas.

Exemplo: check table_name;

OPTIMIZE

Recupera espaços não usados e refaz os índices. Este comando é muito útil, pois além de refazer todos os índices, o que corrige problemas de índice corrompido, também reorganiza o armazenamento dos índices para não ficar buracos (analogicamente falando, esta reorganização funciona como o desfragmentador de discos do Windows).

Exemplo: optimize table_name;

ANALYZE

Refaz e otimiza as estruturas dos índices. Refaz os índices assim como o comando optimize, mas não recupera os espaços não usados. Em contra partida, este comando otimiza as estruturas dos índices, deixando-os ordenados conforme suas definições da criação dos mesmos, o que proporciona um ganho de desempenho nas querys que usam esses índices.

Exemplo: analyze table_name;

Marcos de P. Muniz

Graduado em Sistemas de Informação pela UEMG, é Pós Graduado em Segurança da Informação pela Faculdade Pitágoras, é desenvolvedor PHP desde 2006, trabalha como Analista / Desenvolvedor em uma empresa que atua na área de ensino a distância, faz freelancer criando sites, sistemas e portais utilizando PHP, MySQL e jQuery.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *