Redimensionando imagem de forma simples com PHP

Iremos utilizar a biblioteca WideImage para fazer o redimensionamento das imagens. Essa biblioteca faz tudo que precisamos e de forma muito simples, por isso vamos usá-la. Para baixar essa classe, você pode baixá-la no site oficial da biblioteca em http://wideimage.sourceforge.net/

A biblioteca está na pasta lib do arquivo baixado. Eu particularmente prefiro renomear a pasta lib para WideImage nos sites onde vou usá-la.

Agora, vamos por a mão na massa.

include 'WideImage/WideImage.php';

$w = 600;
$h = 400;

$path = './upload/';

if (is_uploaded_file($_FILES['arquivo']['tmp_name'])) {        
    
    $imagem = $_FILES['arquivo']['tmp_name'];
    $nova_imagem = 'nome_para_salvar.jpg';

    WideImage::load($imagem)->resize($w, $h, 'fill')->saveToFile($path.$nova_imagem, 70);
    
}
        

Vamos as explicações:
->resize($w, $h, ‘fill’) Redimensiona a imagem para os valores $w e $h e o parametro fill diz que a imagem terá o tamanho forçado para $w e $h. Você também pode usar o parâmetro inside no lugar do “fill “, isso fará com que a imagem seja redimensionada proporcionalmente até o limite de $w e $h.

->saveToFile($path.$nova_imagem, 70)  Salva a imagem redimensionada no caminho especificado em $path com o nome especificado em $nova_imagem e com qualidade de compressão em 70.

Marcos de P. Muniz

Graduado em Sistemas de Informação pela UEMG, é Pós Graduado em Segurança da Informação pela Faculdade Pitágoras, é desenvolvedor PHP desde 2006, trabalha como Analista / Desenvolvedor em uma empresa que atua na área de ensino a distância, faz freelancer criando sites, sistemas e portais utilizando PHP, MySQL e jQuery.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *