Redirecionando usuários de dispositivos móveis com .htaccess

Algumas vezes não compensa quebrar a cabeça com um design responsivo que funcione tanto para dispositivos móveis quanto para navegadores em desktop. Ou o site já existente é complexo demais para converter, ou depende de uma tecnologia que não é suportada (como o Adobe Flash) ou é necessário montar uma versão customizada para tablets o mais rápido possível.

Nestes casos, é melhor redirecionar o visitante para um subdomínio otimizado para o dispositivo que ele está usando. Quem nunca visitou uma versão móvel, muitas vezes rodando em um endereço como m.meudominio.com?

Veja a baixo como configurar o arquivo .htaccess para fazer este redirecionamento de forma simples.

  1. RewriteCond%{HTTP_USER_AGENT}^.*iPad.*$
  2. RewriteRule^(.*)$ http://meudominio.com/subdominiomovel[R=301]
  3. RewriteCond%{HTTP_USER_AGENT}^.*Android.*$
  4. RewriteRule^(.*)$ http://meudominio.com/subdominiomovel[R=301]
  5. RewriteCond%{HTTP_USER_AGENT}^.*iPhone.*$
  6. RewriteRule^(.*)$ http://meudominio.com/subdominiomovel[R=301]

O método é simples, prático e confia no parâmetro HTTP “User-Agent”, que todo navegador envia para o servidor. O código procura pela string que identifica o dispositivo e faz um redirecionamento 301 para o endereço desejado de forma imperceptível para o usuário.

Marcos de P. Muniz

Graduado em Sistemas de Informação pela UEMG, é Pós Graduado em Segurança da Informação pela Faculdade Pitágoras, é desenvolvedor PHP desde 2006, trabalha como Analista / Desenvolvedor em uma empresa que atua na área de ensino a distância, faz freelancer criando sites, sistemas e portais utilizando PHP, MySQL e jQuery.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *